Um soldado do exército letão mira com seu rifle de assalto Heckler & Koch G36. Foto: Flikr
O Ministério da Defesa Nacional da Lituânia está adquirindo novos fuzis de assalto G36 para a União Lituana de Fuzileiros. Também conhecido como Šauliai, é uma organização paramilitar sem fins lucrativos apoiada pelo Governo local.
O valor desta aquisição é de aproximadamente 3,5 milhões de euros (US$ 3,7 milhões).
+ Vídeo: Caças F-35 dos fuzileiros dos EUA pousam em país escandinavo pela primeira vez
+ Lituania compra 3,5 milhões de euros em fuzis de assalto para organização paramilitar
Fabricado pela empresa alemã “Heckler & Koch GmbH”, o fuzil G36 está entre os fuzis automáticos mais avançados atualmente em uso pelo serviço lituano. Leve, confiável e ergonômico, serve como a principal arma de fogo para as Forças Armadas da Lituânia e também é utilizado por forças armadas na Alemanha, Espanha, Estados Unidos e outros países.
A União dos Fuzileiros da Lituânia desempenha um papel significativo na defesa nacional. Durante os tempos de paz, as unidades de fuzileiros de combate são designadas para unidades do Exército da Lituânia, participando de exercícios conjuntos e preparativos para a defesa armada. Além disso, a LRU forma unidades de resistência de comando, que, seguindo um princípio regional, são incluídas em exercícios de mobilização como o “Bastião Perkunas”.
À medida que o papel da LRU na defesa nacional continua a crescer, garantir equipamentos adequados para os atiradores é uma prioridade. Nos últimos anos, as aquisições incluíram fuzis automáticos, munições, imageadores térmicos, veículos aéreos não tripulados, coletes balísticos, capacetes, mochilas, equipamentos e uniformes de campo. Um orçamento de 5 milhões de euros é alocado para a formação contínua de atiradores de combate, garantindo melhor equipamento para as unidades de atiradores de combate e unidades de resistência de comando da LRU.
A União Lituana de Fuzileiros reúne mais de 14.000 cidadãos da República da Lituânia. Para fortalecer a LRU como um pilar do poder de defesa, o aumento do financiamento é alocado para a organização. Desde 2020, o financiamento para a LRU aumentou mais de seis vezes, passando de 2,04 milhões de euros em 2020 para 13,6 milhões de euros em 2024.
Em 13 de março, o Governo aprovou o projeto de estratégia para as atividades da LRU. Abrangendo o período de 2024 a 2035, a estratégia delineia três direções-chave para as atividades da LRU: fortalecer e expandir a união, aumentar a contribuição da LRU para fortalecer a defesa nacional, a gestão de crises e a segurança civil e aumentar a resiliência e a resistência da sociedade.